Novo jogo Star Wars The Old Republic

"Star Wars" (Guerra nas Estrelas), a saga espacial de George Lucas, nunca se conteve apenas nos episódios lançados no cinema. Sua história também é contada em livros, desenhos animados e, é claro, nos videogames. Como produto interativo, busca explorar os mais diversos gêneros: da ação e exploração, até a corrida, passando por luta e tiro em primeira pessoa.

Mas foram nos RPGs que os acontecimentos do detalhado universo dos Jedis e criaturas fantásticas ganharam mais vida, principalmente com "Knights of the Old Republic", game feito pela então independente BioWare para PC e Xbox em 2003. Agora, cinco anos depois e sendo parte do grupo da gigante Electronic Arts, a mesma BioWare se lança no desafio de adaptar "Star Wars" como um RPG online sem limite de jogadores (MMORPG, na sigla em inglês) e tentar desafiar o soberano "World of Warcraft", o título de maior expressão comercial do gênero, com mais de 11 milhões de assinantes.

"Star Wars: The Old Republic", como foi batizado o MMORPG da BioWare, em produção desde 2006, se passa 3.500 anos antes da ascensão de Darth Vader, quando o Império Sith saiu das profundezas do espaço para atacar a República defendida pelos Jedis. Mais precisamente, "The Old Republic" acontece nos anos anteriores ao confronto total entre os dois grupos. Em relação a "Knights of the Old Republic", que trata da Guerra Civil Jedi, o MMORPG acontece trezentos anos depois e pode esclarecer alguns mistérios que ficaram no ar.

Em se tratando da BioWare, que tem uma folha de ótimos serviços prestados no que diz respeito a condução de enredo - é o caso do próprio "Knights of the Old Republic" e, mais recentemente, de "Mass Effect" -, "The Old Republic" tem como diferencial o roteiro, ponto que geralmente fica a desejar em se tratando de MMORPG, pois valoriza-se mais a experiência. É claro que a produtora diz que não descuidará dos três pilares principais do gênero - exploração, combate e progressão (incluindo aí o desenvolvimento do personagem) -, mas a intenção é a de criar missões fortemente ligadas ao enredo e sempre com uma dimensão épica. Segundo a produtora, o K'lor, que parece uma centopéia gigante, é um dos inimigos mais inofensivos do game. Apesar de "The Old Republic" ser um MMORPG, no qual milhares de jogadores compartilham um mesmo mundo persistente, é possível jogar grande parte do game sozinho, exceto nas missões em que a cooperação de um grupo seja imprescindível.

Por ora, ainda não foram divulgadas as raças e classes que o jogador pode escolher para seu personagem, mas, na hora de criar seu personagem, pode se alinhar ou ao Império ou à República. A índole do personagem, ou seja, se está caminhando pelo lado da luz ou pelo espectro sombrio da Força, depende das decisões tomadas pelo jogador. Os Jedis e Sith têm filosofias diferentes. Os primeiros acreditam na paz, na ordem e na serenidade, enquanto que, para os Sith, a força vem das emoções, e a força é condição para a liberdade.

Ademais, muitos pontos ainda permanecem obscuros: os mundos que serão representados no game, os tipos de veículos ou o modelo de negócios (assinatura mensal, cobrança por uso de itens e afins).

Fonte: UOL Jogos